REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES

Justiça e vingança no conflito entre Israel-Palestina

justiça e vingança entre Israel e Palestina

Autores

  • Marcio Vinicius Machado MVR Advogados

DOI:

https://doi.org/10.58210/fprc3529

Palavras-chave:

Justiça, Vingança, Sistema Jurídico, Israel, Palestina, Hamas, Themis e Dikê

Resumo

A importância de se analisar as diferenças entre a justiça e a vingança para o sistema jurídico é fundamental, pois por meio dela acessamos informações essenciais que servem de fundamento para um raciocínio jurídico, bem como base para evidenciar a sua finalidade dentro da dinâmica do sistema jurídico. Dessa forma, apresentaremos informações importantes históricas e filosóficas sobre a tópica, além de conceitos e definições para a prática das normas.
Ressaltamos a importância da análise sobre a questão de justiça e vingança para o Sistema Jurídico no caso de Israel e da Palestina, uma vez que ao fazer um julgamento devemos ter isso bem definido e separado para não sermos induzidos a julgamento errôneo. Obteremos a base das análises do sistema jurídico tomando como ideias filosóficas textos jurídicos que se constituem de um Sistema Jurídico que trate as expectativas humanas. Isto posto, vamos tratar de questões jusfilósofo como forma de resgatar a Justiça e a Vingança e como pensar jurídico por excelência, fundada na contramão entre a importância do problema e do sistema para direcionar o raciocínio jurídico.
A justiça em si não é completamente distinta da vingança ou pelo menos não quando se retoma o olhar da antiguidade. Sobre essa questão expõe muito bem Tércio Sampaio Ferraz Junior . Verifica esse jurista que para compreender melhor a relação entre justiça e vingança faz-se necessário se desdobrar mais sobre a cultura grega que a romana.
Em complemento a esse pensamento, Professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior examina que na justiça relacionada à Themis há três maneiras comuns de punição. A primeira é a pena de morte, a segunda é o ostracismo e a terceira é a tortura. O ato de confessar é subjugação completa do infrator, é o momento em que ele aceita que sua ação foi um crime.
Assim, podemos ter questões a serem resolvidas juridicamente por intermédio de premissas, que direcionam os problemas concretos. Essas premissas, que podem não ser verdadeiras e não direcionar a solução do problema, integram a questão da solução do problema através da hermenêutica, sendo o fator mais importante da transparência para se chegar a solução do problema, a argumentação.
O estudo da justiça em vingança jurídica tem diversas fontes, porém todas elas estão voltadas a análise da filosofia e da teoria do direito. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a diferença entre a Jutiça e a Vingança no julgamento Jurídico, e também expor a abordagem do pensamento sistemático e a sua diferença em relação ao pensamento problemático.
Justiça de Dikê no lugar da vingança e a justiça relacionada à Themis está mais próxima da vingança, vamos fazer essa diferenciação.
O presente estudo tem como premissa o levantamento de uma análise dos grandes filósofos que fizeram pensar no entendimento da Justiça e Vingança.

Referências

ABDULLAH, Daud. A History of Palestinian Resistance. Leicester: Friends of Al Aqsa, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

ALAM, Hande; ; DAHMAN, Ibrahim; GOLD, Hadas; TAL, Amir. Israel é bombardeado por mísseis vindos de Gaza; Hamas assume autoria do ataque. CNN, Gaza, 07 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/israel-e-bombardeado-por-misseis-vindos-de-gaza-hamas-assume-autoria-do-ataque/ . Acesso em: 05 de dezembro de 2023.

BRAUN, Julia. Por que o Hamas atacou Israel agora? Brasília, Correio Braziliense, 09 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/10/5132543-por-que-o-hamas-atacou-israel-agora.html . Acesso em: 05 de dezembro de 2023.

DAMANHOURY, Kareem; SALMAN, Abeer. Número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassa 10 mil, diz Ministério da Saúde palestino. CNN, Gaza, 07 de novembro de 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/numero-de-mortos-na-faixa-de-gaza-ultrapassa-10-mil-diz-ministerio-da-saude-palestino/ . Acesso em: 05 de dezembro de 2023.

DERVICHE, Andre. Construção de gasoduto na Faixa de Gaza reacende preocupações na região. São Paulo, Jornal da USP, 18 de março de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/construcao-de-gasoduto-na-faixa-de-gaza-reacende-preocupacoes-na-regiao/ . Acesso em: 04 de dezembro de 2023.

FELIZ NATAL. Direção: Christian Carion. Produção: Christophe Rossignon. França: Telemage, 2005.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Justiça e Vingança. Brasília, Advocacia Hoje, 01 de junho de 2019.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Punir entre a Justiça e a Vingança. Palestra proferida em 06.05.19 na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, na 1ª. Reunião do Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos.

MARTIN, André. União Europeia. São Paulo: Ática, 2000.

PAVINI, Murilo. Netanyahu terá uma batalha judicial depois da guerra. Rio de Janeiro, Crusoé, 30 de novembro de 2023. Disponível em: https://crusoe.com.br/diario/netanyahu-tera-batalha-judicial-depois-da-guerra/. Acesso em: 03 de dezembro de 2023.

SCHUMAN, Robert. Declaração Schuman de 1950. Estrasburgo: União Europeia, 2023. Disponível em: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/history-eu/1945-59/schuman-declaration-may-1950_pt . Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Violência de colonos israelenses contra palestinos aumenta na Cisjordânia. G1, Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/21/violencia-de-colonos-israelenses-contra-palestinos-aumenta-na-cisjordania.ghtml . Acesso em: 05 de dezembro de 2023.

Publicado

10-07-2024

Como Citar

Machado, Marcio Vinicius. 2024. “Justiça E vingança No Conflito Entre Israel-Palestina: Justiça E vingança Entre Israel E Palestina”. Revista Inclusiones 11 (3):107-19. https://doi.org/10.58210/fprc3529.

Edição

Seção

Artículos