CONTROLE DE ADEQUAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS NO BRASIL
Palavras-chave:
Controle externo, Serviços públicos, Adequação, Tribunais de ContasResumo
O objetivo desta investigação é analisar a possibilidade de verificação da adequação dos serviços públicos de saúde na lógica do Controle Externo pelos Tribunais de Contas, na ordem constitucional brasileira, de modo a estimular a concreção eficiente do direito fundamental social à saúde. Metodologicamente adota-se abordagem hipotético-dedutivo, estabelecendo conjectura inicial, a ser verificada a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e legislativa. Da pesquisa contata-se que, em compatibilidade com a Constituição de 1988 e outras normas infraconstitucionais, é possível a realização do controle de adequação pelas Cortes de Contas, com potencial para estimular a prestação adequada de ações e serviços de saúde, especialmente no contexto do regime fiscal instituído pela Emenda Constitucional nº 95/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dr. Thanderson Pereira de Sousa, MBA. Johann Philippe de Sousa Aguiar Düpont Schuck, Lic. Caio Monteiro Mota Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à Revista Inclusiones o direito de publicação sob Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Isso permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a devida atribuição seja concedida ao autor.





