A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA E O MAL-ESTAR DOCENTE: FAMÍLIA E ESCOLA, EM BUSCA DA CUMPLICIDADE PARA UM MELHOR APRENDIZADO DO ALUNO
Palavras-chave:
Família, Escola, Mal-estar docente, EngajamentoResumo
O presente artigo tem por objetivo principal verificar as relações família/escola e sua influência na vida escolar dos alunos e sua consequência no mal-estar docente. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Padre João Barbalho de ensino fundamental I. A pesquisa foi semiestruturada com abordagem no total de 40 pais ou responsáveis e com 10 professores da referida escola. Constatando-se que em oposição ao que dizem os pais, os professores percebem uma forte ausência destes, tanto nas reuniões quanto na ajuda das tarefas escolares à serem realizadas em casa. A soma disso lhes traz um certo mal-estar que provoca estresse e quando somatizados lhes traz ou agrava processos de adoecimento. Dessa forma, podemos constatar que para uma maior participação dos pais na vida escolar dos estudantes é preciso uma tomada de consciência desses responsáveis e que a escola precisa promover estratégias para o engajamento dos mesmos nesse processo, acontecendo, portanto, uma cumplicidade entre família e escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mtda. Jerônimo Romano de Arruda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à Revista Inclusiones o direito de publicação sob Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Isso permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a devida atribuição seja concedida ao autor.





