INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO COM AUTISMO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Inclusão, Transtorno do espectro do autismo (TEA), Formação do ProfessorResumo
O presente estudo tem como objetivo principal identificar como a formação e as práticas pedagógicas do professor pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de estudante com Transtorno do espectro autista (TEA), além de analisar o convívio familiar do mesmo. Trata-se de uma abordagem qualitativa, cujo instrumento da pesquisa foi a entrevista estruturada,que foi direcionada à coordenadora de Educação Inclusiva do Município de Ipojuca, à professora e à família do aluno autista. Os resultados mostraram a fragilidade da Educação Inclusiva, especialmente quando se trata dos estudantes com TEA. Constatou-seque esse fato pode está diretamente ligado à formação do professor, que ainda não está preparado para receber esses alunos e a escola que não oferece recursos metodológicos que proporcionem uma aprendizagem mais efetiva para eles. Além do professor, também foi verificado o convívio familiar desse aluno e como ele auxilia no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, os pontos que se destacam são as dificuldades encontradas no dia a dia na escola para o aluno com autismo, tais como: falta de recursos didáticos, despreparo profissional e lamentavelmente, a descriminação que ainda é muito presente no âmbito escolar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2019 Mtda. Nádja Maria da Silva Santos, Mtda. Márcia Maria da Silva Souza, Mtdo. Leonardo José do Nascimento Souza

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.