SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA MULTIPROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, BRASIL
Palavras-chave:
Serviço Social, Educação, Asistente social escola, Equipe MultiprofissionalResumo
O artigo analisa como profissionais de Serviço Social caracterizam sua contribuição específica dentro de uma equipe multiprofissional na esfera da Educação. Busca-se identificar como se dá a interação do assistente social com as políticas de escolarização, além de suas atribuições e prerrogativas dentro das instituições de ensino público municipal de João Pessoa, Brasil. Para tanto, aborda-se o papel assumido pelo assistente social na elaboração e execução das políticas de escolarização, suas particularidades e desafios. Ressalta-se ainda que, no decorrer desse processo, o estabelecimento de um efetivo diálogo entre profissões distintas é imprescindível para o êxito de uma intervenção com caráter multiprofissional. Conclui-se o artigo salientando que, dentro de uma equipe multiprofissional, cabe ao assistente social à conscientização dos direitos sociais dos estudantes e o direcionamento às políticas públicas capazes de suprir suas demandas dentro da instituição. Posto isso, foi adotada a metodologia bibliográfica, qualitativa e de caráter indutivo, tendo como base artigos publicados em periódicos, livros, dissertações e teses, utilizando, dentre outros autores, as contribuições teóricas de Almeida, Amaro e Santos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mg. Mirian Ferreira de Lima, Mg. Aldilene Campos Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.




