BIOÉTICA E A SOCIEDADE TECNOCIENTÍFICA: PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS PARA FINS TERAPÊUTICOS
Palavras-chave:
Bioética, Dignidade Humana, Sociedade Tecnocientífica, Pesquisas com células-tronco embrionárias, Supremo Tribunal FederaResumo
A presente pesquisa tem por escopo analisar a legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias com a finalidade da utilização em tratamentos terapêuticos. Por essa razão, o objetivo central da pesquisa é demonstrar quais são os problemas trazidos pela utilização de embriões humanos em procedimentos com células-tronco e quais os benefícios relevantes para área médica capazes de justificar a intervenção das novas tecnologias nos seres humanos. Também, dentre os objetivos específicos, busca-se apresentar breves contornos sobre o início da vida e o papel da Bioética e do Biodireito na preservação do direito à vida e da dignidade da pessoa humana; qual o posicionamento do Supremo Tribunal Federal quanto à legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias; breve análise sobre os regimes de biossegurança, e, ao final, a resposta ao seguinte questionamento: é o procedimento de utilização de células-tronco embrionárias, um problema ou solução? Diante disso, o problema da pesquisa se concentra na possível violação dos direitos fundamentais à vida e à dignidade da pessoa humana, frente às pesquisas científicas e tecnológicas aplicadas em seres humanos, sendo que, o presente estudo propõe-se a debater sobre sua legitimidade e sua importância na atualidade, no que tange, o progresso científicos em benefício aos seres humanos. A pesquisa foi realizada sob o método qualitativo teórico-bibliográfico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dra. Janaína Reckziegel, Dr. Orides Mezzaroba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.





