A INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICÊNCIA POR MEIO DA RESERVA DE VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONDOMÍNIO LEGISLATIVO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Federalismo, Integração, Reserva de Vagas, Condomínio legislativoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência (um dos mecanismos de integração social da Constituição Federal Brasileira de 1988), partindo de uma perspectiva reflexiva quanto à composição legislativa no federalismo contemporâneo, assim como de uma necessária contextualização das normas gerais oriundas do chamado condomínio legislativo. O contexto da reserva de vagas às pessoas passa pela reflexão da necessária integração das pessoas com deficiência e da inclusão destas, tangenciando a temática da nomenclatura atualmente e internacionalmente utilizada para representar este grupo de pessoas, qual seja, pessoas com deficiência, à revelia da terminologia utilizada pela Constituição de 1988. Em última análise, o trabalho aborda a questão do percentual determinado para reserva de vagas em concurso público, ação integracionista da Constituição Federal de 1988, e os desdobramentos legislativos quanto ao máximo e mínimo legal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Dr. Marcelo Labanca Correa de Araújo, Mg. Ivna Cavalcanti Feliciano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à Revista Inclusiones o direito de publicação sob Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Isso permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a devida atribuição seja concedida ao autor.





