RACIONALIDADE, VONTADE, PROPENSÃO NATURAL DO NATIVO AMERICANO PARA O BEM EM BARTOLOMEU DE LAS CASAS: O MÉTODO E O MESTRE FORMADOR
Palavras-chave:
Las Casas, Vontade, Bondade, Mestre, FormaçãoResumo
O descobrimento da América pelos espanhóis nos anos finais do século XV é marcado pelo confronto entre povos distintos e por incertezas que suscitaram polêmicas consideráveis, sobretudo, a respeito da racionalidade dos homens então encontrados e do modo como deveriam ser tratados e cristianizados. Bartolomeu de Las Casas (1474-1566) destaca-se como um defensor dessa racionalidade. Ele traçou um método educativo que, segundo ele, seria o mais adequado para cristianizá-los e submetê-los à ordem que se estabelecia. Seu método requisitava que o mestre, entre outros atributos, tivesse o entendimento do processo de aquisição dos conhecimentos pelos seres racionais e reconhecesse que a vontade deveria ser incentivada para que eles fizessem uso da inteligência. Em vez da violência e da coerção, o mestre deveria se valer da doçura, da amabilidade, da brandura e da mansidão, mantendo uma vida reta e dispondo de uma boa oratória. Conforme o conceito de vontade e de propensão natural desses homens para o bem, atraindo-os de modo adequado, os mestres criariam as condições necessárias para eles assimilassem a fé e a religião cristã e, por extensão, se submetessem aos colonizadores. Considerando tais referenciais, definiu-se como objetivo desta discussão apresentar e discutir o método de ensino e aprendizagem sugerido por Las Casas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Dr. José Joaquím Pereira Melo, Drda. Christina Aparecida dos Santos

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a Revista Inclusiones el derecho de publicación bajo Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esto permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se otorgue la debida atribución al autor.